O Cineclube, atividade que promove a exibição de filmes e discussão dos mesmos, terá início nesta sexta-feira às 20h no Teatro do Centro Cultural.
Este ano o Cineclube exibirá, preferencialmente, os filmes da Programadora Brasil e será mediado pelo Prof. Fábio Messa.
O filme desta sexta-feira será:
MACUNAÍNA
(RJ, 1969, Ficção, Colorido, 105 min, 12 anos)
Macunaíma é a história de um anti-herói, ?ou um herói sem nenhum caráter?, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.
Com a adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, Macunaíma inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira. Filme emblemático do final da década de 1960, Macunaíma atualiza o legado do Modernismo e estabelece a tão buscada relação do Cinema Novo com o grande público.
Prêmios:
- IV Festival de Brasília - Melhor Ator (Grande Otelo), Melhor Ator
- I Festival de Manaus - Melhor Filme, Melhor Ator (Paulo José), Melhor Fotografia (Guido Consulich), Brasil, 1969
- Instituto Nacional de Cinema - INC - Prêmio Coruja de Ouro - Melhor Ator (Grande Otelo), Melhor Cenografia (Anísio Medeiros), Brasil, 1969
- Museu da Imagem e do Som - MIS - Golfinho de Ouro (Joaquim Pedro de Andrade), Brasil, 1969
- Prêmio Air France - Melhor Filme, Melhor Diretor (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Ator (Grande Otelo), Brasil, 1969
- Festival de Mar Del Plata - Prêmio Grande Condor de Ouro, Argentina, 1970
- Festival do Cinema Novo de Nova Iorque - Prêmio Aquarius - Melhor Roteiro, Estados Unidos, 1972
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!