terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cineclube inicia sexta-feira às 20h

O Cineclube, atividade que promove a exibição de filmes e discussão dos mesmos, terá início nesta sexta-feira às 20h no Teatro do Centro Cultural.

Este ano o Cineclube exibirá, preferencialmente, os filmes da Programadora Brasil e será mediado pelo Prof. Fábio Messa.

O filme desta sexta-feira será:

MACUNAÍNA
(RJ, 1969, Ficção, Colorido, 105 min, 12 anos)


Macunaíma é a história de um anti-herói, ?ou um herói sem nenhum caráter?, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.

Com a adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, Macunaíma inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira. Filme emblemático do final da década de 1960, Macunaíma atualiza o legado do Modernismo e estabelece a tão buscada relação do Cinema Novo com o grande público.
Prêmios:
  •  IV Festival de Brasília - Melhor Ator (Grande Otelo), Melhor Ator
    Coadjuvante (Jardel Filho). Melhor Argumento (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Roteiro (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Diálogo (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Cenografia (Anísio Medeiros), Melhor Figurino (Anísio Medeiros), Brasil, 1969
  • I Festival de Manaus - Melhor Filme, Melhor Ator (Paulo José), Melhor Fotografia (Guido Consulich), Brasil, 1969
  • Instituto Nacional de Cinema - INC - Prêmio Coruja de Ouro - Melhor Ator (Grande Otelo), Melhor Cenografia (Anísio Medeiros), Brasil, 1969
  • Museu da Imagem e do Som - MIS - Golfinho de Ouro (Joaquim Pedro de Andrade), Brasil, 1969
  • Prêmio Air France - Melhor Filme, Melhor Diretor (Joaquim Pedro de Andrade), Melhor Ator (Grande Otelo), Brasil, 1969
  • Festival de Mar Del Plata - Prêmio Grande Condor de Ouro, Argentina, 1970
  • Festival do Cinema Novo de Nova Iorque - Prêmio Aquarius - Melhor Roteiro, Estados Unidos, 1972

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário